quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Butter Beer

Deliciosa bebida para celebrar o Halloween!

A data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como o "dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. E a dica de hoje do blog não é sobre a célebre frase "doces ou travessuras" mas da Butter Beer: a cerveja amanteigada citada nos livros do famoso bruxo Harry Potter.
 


Outra paixão que tenho, é a leitura. Desde de que li Harry Potter fiquei intrigada e com muita vontade de conhecer esta bebida. Na época, li todos os livros originais que comprava diretamente na Amazon. Simplesmente não tinha paciência de esperar a tradução e lançamento nacional dos livros da série! É por isso que acho que a tradução do nome da bebida "cerveja amanteigada" não faz jus à delícia que ela realmente é! Mas alerto que é uma bebida quente e para quem curte o sabor de especiarias!


Para compor as fotos desta postagem, usei uma caneca de cerveja original do parque Harry Potter do Universal Studios Orlando. E o livro maravilhoso Harry Potter A Magia do Cinema da editora Panine Books.
Para quem adorou os livros e os filmes este livro é tudo de bom! Tem todos os bastidores e curiosidades das filmagens e da história. A diagramação é linda e além de tudo o livro é recheado de itens usados no filme, como por exemplo, a carta de convocação do Harry Potter para estudar em Hogwarts, convite para o baile de Gala de Inverno, Mapa Marauds da escola e muito mais itens inestimáveis para quem é fã. O Rémy que é também é Harry Potter fã ficou encantado com o livro!


A Butter Beer é vendida nos comércios de Hogsmeade e no Beco Diagonal e é a bebida preferida de Harry Potter, Rony Weasley, Hermione Granger e demais personagens da ficção. Vou confessar que tenho vontade de conhecer as delícias do Três Vassouras, administrado por Madame Rosmerta!
A autora J. K. Rowling provavelmente buscou inspiração em uma bebida tradicional entre as crianças inglesas e que tem suas origens ainda na idade média.
Mas esta bebida medieval tem receita totalmente diferente da que eu vou passar. Lendo sobre ela cheguei à conclusão que seria o equivalente à bebida energética da época. Altamente calórica e nutritiva para, quem sabe, dar uma ajudinha aos cavaleiros da época! :)


Então para fazer um brinde em grande estilo ao Halloween aqui vai a receita do Butter Beer

Ingredientes:
470 ml de Sorvete de Baunilha derretido;
4 colheres/sopa de manteiga em temperatura ambiente;
200 mg de açúcar mascavo;
2 colheres/chá rasas de canela;
½ colher/chá rasa de noz moscada;
¼ colher/chá rasa de cravo (moídos)
600 ml de cidra de maçã (eu também fiz usando lambrusco)

Preparo:
Misture manteiga, açúcar e temperos em uma tigela grande. Adicione o sorvete, misture bem e resultará num creme muito perfumado e saboroso. Deixe congelar novamente no freezer. 
Aqueça a cidra em uma panela por 3 min. Use fogo alto para ferver e eliminar o álcool! Depois espere esfriar um pouco deixando o líquido morno para então despejar este líquido num canecão de cerveja onde foi, previamente colocado, uma colherada generosa da porção congelada do creme de sorvete.
Ao derramar sobre o creme congelado de sorvete a cidra aquecida, como que por mágica, vai espumar, igualzinho uma cerveja, o que explica seu nome.
Fiz a receita duas vezes e na segunda usei lambrusco e na minha opinião ficou muitoooooo melhor.

Como a postagem de hoje é relacionado ao mundo da leitura termino ela sugerindo três blogs relacionados à leitura de amigas minhas daqui de Itajubá e que valem muito a pena conhecer e acompanhar:
  • Árvore dos Contos:  da Annamaria, psicóloga clínica. Fascinada por histórias que despertem qualquer forma de emoção, seja por meio de livros, filmes ou séries! O blog sempre recheado de ótimas dicas de leitura e agora com um canal no YouTube. Este canal foi criado recentemente, para expandir o objetivo do blog de compartilhar conhecimento do mundo das leituras e pensamentos.
Olha só que post lindo de Halloween do blog Árvore dos Contos: Harry Potter-Butter Beer.
  • Blog da Professora Lou:  da Maria de Lourdes carinhosamente conhecida por Lou. Professora de língua portuguesa que criou um blog muito legal focado em Língua Portuguesa, textos, testes e atualidades em foco. Perfeito para ampliar o conhecimento para além da sala de aula! Excelente para pais e alunos.
  • Saracotear:  da Sara Marques, uma confessa apaixonada por letras e fotografia. O blog tem sempre imagens lindas e textos que merecem reflexão. Vale a pena acompanhar!
Essas três amigas, assim como eu, são casadas e mães de dois filhos todos muito lindos e queridos por mim e fazem cada uma seu blog com muito carinho! 

Happy Halloween para todos os amiguinhos do blog Delícias de Itajubá! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário