domingo, 26 de junho de 2016

Pastel de milho

Pastel de milho mais deliciosamente versátil que já experimentei!

Hoje vou falar desta delícia mineira que o chef Ricardo Xavier faz com tanta maestria e versatilidade, num aprimoramento da receita que sua querida mãe fazia. Eu adoro pastel de milho mas infelizmente é muito calórico por conta da fritura por imersão. Foi então que conheci o pastel que o Ricardo faz e que pode ser tanto frito como assado. Meus problemas foram resolvidos. O sabor do pastel assado é também muito bom!
Para fazer esta postagem o acaso me permitiu criar uma nova opção e o Ricardo me ajudou a deixá-la ainda mais especial. Estão curiosos para saber? Bora ler toda a postagem pois vale muito a pena!



Meu aniversário é no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio e mês de festas juninas, portanto  nasci predestinada a amar esta delícia típica das festas juninas.
Então para comemorar o meu aniversário encomendei um cento dos pasteis do Ricardo e assei uma parte para comer sem culpa e fritei a outra para comparar.
Os pasteizinhos vieram lindamente numa caixa.


Coloquei em forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos pois o dia estava muito frio.


Mas sugiro colocar no forno preaquecido e ir acompanhando após os 30 minutos pois varia muito para cada forno. E para saber se está bom sugiro experimentar e ver se já está com a casquinha crocante mas o interior macio e cozido.


Preciso deixar claro que o pastel assado não é exatamente igual ao frito. Na foto abaixo os pastéis da esquerda são assados e os da direita são fritos.


O pastel frito fica maior pois absorve parte da gordura e tem a característica de ser crocante por fora e macio por dentro.


O pastel assado fica menor mas mantém a característica de ficar crocante por fora e macio por dentro. Mas é importante ir acompanhando e experimentando para chegar neste ponto! E uma dica legal é que o resultado de sabor ficar ainda melhor quando o pastel foi previamente congelado. Um aspecto ótimo, pois eu sou a maior fã do meu freezer, onde deixo comidinhas que gosto congeladas para quando bate a vontade de comê-las!


Agora vamos para a nova opção! Eu reaqueci o pastel assado no forno e ele virou um "mini taco mexicano". Ficou muitoooooo bom com pimenta tabasco! Na mesma hora mandei uma mensagem com esta foto para o Ricardo,  contando minha descoberta!


Ele me confidenciou que sempre faz "doritos" com a massa para a sua filha. Então combinamos de fazer um kit "mexicano junino" com guacamole, pimenta caseira e pastel crocante que batizei de "mini taco".


Vou descrever cada um destes itens que resultam nesta maravilhosa delícia para quem curte gastronomia mexicana como eu!


Para fazer os "mini tacos" com pastel de milho é só assar até ficar crocante! Deixar assando por mais tempo que o que levaria para fazer o pastel de milho assado. Simples assim!


Olha só como fica crocantinho!


Guacamole made by Ricardo Xavier. Amiguinhos vocês não tem noção como é delicioso e ficou maravilhoso com o "mini Taco". Refrescante, temperado e com pimentinha muito top! Lembrando que eu curto pimenta!


Molho de pimenta do Ricardo é maravilhosoooo todo mundo aqui em casa adorou até as crianças!


E o kit junino mexicano ficou dos Deuses! Montezuma teria adorado!


Elegi um dos melhores petiscos ever!


Este é super recomendado!



Espero de coração que tenham gostado das dicas. Eu estou encantada com a versatilidade deste pastel de milho do chef Ricardo Xavier!


Onde experimentar


Encomendas pelo telefone, whatsapp ou facebook
Telefone: (35) 9 8895-7707



Um comentário:

  1. Já morei em Itajubá confesso que sou apaixonada pelos pastéis de milho

    ResponderExcluir