quarta-feira, 8 de abril de 2015

Queijo tipo Serra da Estrela

Deliciosa fusão de sabores e texturas!

Achei em Itajubácity, uma versão mineira do famoso queijo Serra da Estrela português, e esta postagem do blog é dedicada a todos os amantes de queijo como eu e o Rémy. DELÍCIA!



O queijo português Serra da Estrela, é um queijo curado, de pasta semimole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada dependendo do tempo de cura. E é obtido pela coagulação do leite de ovelha pelo cardo (Cynara Cardunculus) que é uma linda flor, específica da região da Serra da Estrela, onde o queijo é fabricado. Sua fabricação é artesanal e é uma tradição familiar.


A nossa versão mineira é feita a partir de leite de vaca. E sintetizaria o seu sabor da seguinte forma: uma casca sabor mussarela curada e o recheio de um "requeijão gourmet", pois é um requeijão de sabor mais refinado.


Vou fazer um "unpacking" do queijo para vocês terem uma noção do que é esta delícia.


O nosso queijo é mantido refrigerado, ao contrário da versão portuguesa. Até pensei em deixar uma peça a temperatura ambiente para curar mais um pouco, mas vou confidenciar que ainda não consegui deixar muito tempo pois ele acaba antes. Por ataques furtivos de todo mundo aqui em casa e também do Remy e seus amiguinhos!


Mas de qualquer forma, sugiro que deixem o queijo em temperatura ambiente antes de degustá-lo. Desta forma, assim que rompemos a casca do queijo atingimos seu delicioso interior cremoso.


Esta fatia que fotografei ficou com uma casca mais espessa. Acho que isso é variável de queijo para queijo pois a primeira peça que comprei a casca era inteira fininha. Infelizmente o primeiro queijo acabou antes que pudesse ser fotografado!


O queijo original e também na embalagem deste, há uma sugestão de abrir uma tampa para então degustar diretamente o interior cremoso. Na minha opinião, casca e recheio tem cada um seu charme , então gostei de comer cortando as fatias mesmo.


Mas fiz a experiência de comer o recheio cremoso com pão sueco. E ficou muito bom! E isso foi feito depois de me deliciar com a casquinha.


Termino reafirmando que é um queijo que merece ser experimentado!



Onde experimentar

Casa da Embalagem e Produtos Naturais (Empório Mineiro)
Mercado Municipal Loja 15
Telefone: (35) 3622-4888 ou (35) 8877-4888
Coisas da Terra
Mercado Municipal Box 15
Telefone: (35) 3621-4598


Nenhum comentário:

Postar um comentário