quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Outubro/2014

Geladinho

Um sabor refrescante que lembra infância!

O mês de outubro é sinônimo de dia das crianças e nada melhor do que falar do "geladinho" que é uma versão artesanal do picolé e que agrada a todo mundo!


A origem dele remonta à segunda Guerra Mundial, onde inicialmente era salgado e servia como fonte protéica para os mariners norte-americanos. Depois alguém trouxe a idéia para o Brasil, onde ele se popularizou e recebeu inúmeros nomes de acordo com a região: sacolé, chup-chup, gelinho...
Hoje vou falar dos geladinhos que a querida Zilda faz com tanto carinho para vender em sua quitanda e que fazem tanto sucesso. E a variedade de sabores garante a alegria de todos. São eles: abacate, abacaxi, banana, chocolate, chocolate branco, coco queimado, coco branco, creme, goiaba,  groselha azul,  leite condensado, limão, maracujá, milho verde, morango, uva. Estes geladinhos são encontrados o ano inteiro mas são perfeitos para refrescar nos dias quentes.


De acordo com a disponibilidade das frutas durante o ano, a Zilda prepara estes geladinhos com elas ou então com essência pois os sabores não podem faltar para os fãs assíduos do geladinho.


Fiquei encantada com o sabor abacate. É exatamente como tomar um sorvete de vitamina de abacate. Uma delícia! Então a receita deste mês é deste sabor de geladinho.

Geladinho Sabor Abacate Natural


Ingredientes:
- 1 abacate maduro,
- 1 litro de leite direto do leiteiro (de acordo com a Zilda deixa o geladinho muito mais cremoso),
- 500 de açúcar,
- 3 copos de 200ml de água gelada
- saquinhos para geladinho preferencialmente os que não são reciclados.


Preparo:
Primeiramente ferva o leite e deixe ele gelar bem. Antes de usá-lo, retire a nata que se formou coando o leite (esta nata é ótima para ser usada nas receitas de biscoito de nata). Vou fornecer ainda este mês uma receita super legal de biscoito de nata e que é super divertida e deliciosa para fazer com crianças acompanhe o blog Delícias de Itajubá  (www.deliciasitajuba.blogspot.com.br) para aprender a fazê-la!
Dissolva o açúcar no leite gelado e reserve.
Bata o abacate maduro com os copos de água gelada e coe esta mistura antes de adicioná-la ao leite gelado com açúcar. A Zilda é muito caprichosa e tem o cuidado de coar sempre todos os ingredientes desta receita.
A mistura do geladinho está pronta então é só usar um funil para adicionar esta delícia de receita nos saquinhos de geladinho. Lembre-se de usar tudo bem gelado e assim que encher os saquinhos e dar os nós neles coloque-os diretamente no freezer para não alterar o sabor e diminuir a possibilidade de oxidação dos ingredientes.
Aguarde gelar bem e está pronta esta delícia de geladinho sabor abacate.


Termino desejando um Feliz Dia das Crianças e espero que vocês façam a receita e curtam esta delícia. Bom apetite e até mês que vem!



Aproveito para divulgar uma ação que estou ajudando a promover. A Feira da Troca de Brinquedos, que será realizada no dia 19 de outubro a partir das 9:30 hs da manhã na pracinha do BPS. É uma ação de mobilização com o objetivo de gerar reflexão sobre o consumismo e possibilitar que a criança dê um novo significado para os seus próprios brinquedos. Porque trocar  brinquedos é muito mais legal que comprar. Convide seu filho a selecionar brinquedos que não usa mais e trazê-los para trocar com outra criança! É uma experiência super legal para os pais e filhos!


Onde experimentar

Quitanda Nossa Senhora de Fátima (Zilda ou Tarcísio)
Rua José Galdino, 211 Bairro Nossa Senhora de Fátima 
Telefone: (35) 3621 8084
A quitanda fornece disk entrega de seus produtos e o horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8:30 as 13:00 hs e depois das 16:00 as 19:30hs. E no sábado funciona o dia inteiro. As mercadorias frescas costumam chegar às terças e sábados.

A 19ª edição do Guia da Mantiqueira está linda e celebrando a alegria do mês das crianças!
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 36 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Outubro do Guia da Mantiqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário