domingo, 12 de outubro de 2014

Biscoitinho de Nata da Vovó

Uma delícia de receita para fazer na companhia de crianças!

A receita que vou compartilhar hoje é de família. É minha homenagem ao dia das crianças e a minha super mãe avó.
Esta receita a avó da minha mãe já fazia com ela, eu fiz muito na minha infância e hoje é minha mãe que faz com meus filhotes.
É uma experiência muito rica, divertida e que resulta numa delícia de biscoito.


Primeiro passo lavar bem as mãozinhas, colocar aventais e separar os ingredientes. E preparar para diversão!

Biscoitinho de Nata da Vovó


Ingredientes:
  • 1 copo de 250 ml  bem caprichado com nata bem geladinha. (pode guardar num copinho de requeijão). Sempre fiz com nata mas já fui informada que na falta dele pode-se usar creme de leite. Nunca experimentei então se alguém fizer e der certo favor compartilhar sua experiência! Sugiro que uma parte da nata pode ser conseguida ao se fazer esta receita publicada no blog: Geladinho

  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina,
  • 1 ovo,
  • 1 colher de sopa de fermento químico,
  • 2 xícaras de farinha de trigo,
  • 1 xícara de maizena, ("Mãezena" aquela mesma filha da "avéia quaker" e do "avô maltine" e mãe do "Toddy". Não resisti rsssss!)

Se quiser o biscoito doce acrescente 4 colheres de sopa de açúcar e se quiser salgado tempere com sal a gosto. 
O interessante desta massa é que pode ser recheada como um pastelzinho assado tanto com recheio doce (Goiabada Gourmet) como também recheio salgado (carne moída refogadinha, frango, pizza, ricota e tudo mais que a criatividade mandar).

Preparo:

Colocado todos os ingredientes numa vasilha grande é a hora divertida de amassar tudo e gastar bastante energia fazendo isso. Brincar com esta massinha comestível é uma delícia. Até golpe de karatê é bem vindo para sovar e misturar bem os ingredientes.


E quando a massinha está bem uniforme fica uma delícia para modelar, assim como para abrir no rolo de massa. Novamente a criatividade entra em cena para fazer o formato que quiser.


Deixe o forno pré aquecer a uma temperatura mais baixa enquanto prepara os biscoitinho então é colocar na forma. A quantidade de gordura na massa dispensa untar a forma mas pode-se usar papel manteiga para forrar a forma. O tempo de forno é variável então sugiro que acompanhe até chegar ao ponto que desejar. Tem gente que gosta mais clarinho, o meu caso, e outras que gostam mais douradinhos.


Biscoitinhos assados. Na minha opinião eles ficaram um pouco douradinhos demais pois na brincadeira acabamos nos esquecendo da primeira fornada!


Agora chegou a hora de se deliciar com estas maravilhas caseiras.


No mundo onde quase tudo é encontrado pronto, acho que esta experiência muito rica para passarmos para nossas crianças. Começamos com os ingredientes, fazemos a alquimia química deles e chegamos ao produto final e melhor ainda podemos degustá-lo. Perfeito!
Sempre acreditei que o lugar delas é também na cozinha! Desde que acompanhados de um adulto orientando todo o processo.


Termino desejando um dia das crianças delicioso para todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário