sexta-feira, 17 de abril de 2015

Iogurte Grego Caseiro

O mais delicioso e cremoso dos iogurtes!

Eu adoro de paixão derivados do leite e este iogurte tem lugar especial na minha lista de preferências.
Tenho certeza que vocês irão adorar esta super dica de receita pela simplicidade e pelo resultado saboroso.


Primeiro temos que ferver dois litros de leite, onde eu dissolvo também 3 colheres de sopa de leite em pó. Aconselho usar um leite bem saboroso. Depois de fervido espere esfriar até 40ºC, se vocês tiverem um termômetro culinário. Caso não tenham, não há nenhum problema, basta fazer do jeito tradicional grego que consiste em conseguir ficar com o dedo no leite por 10 segundos de forma suportável mas sem se queimar.
ATENÇÃO: Se vocês optarem por usar leite de caixinha, não há necessidade de fervê-lo basta esquentá-lo a temperatura de 40ºC.
Atingido esta temperatura, acrescente um copo de iogurte natural. Eu gosto muito de usar o da marca nestlé. Misture bem para incorporar ao leite, então coloque a vasilha dentro do forno e espere aproximadamente 8 horas. O leite vai coalhar sozinho, mas este tempo é variável de acordo com a temperatura ambiente. Em dias mais quentes o processo é mais rápido e em dias mais frios demora mais um pouco.
Despejamos a coalhada pronta num pano de algodão sobre uma peneira.


Deixamos desta forma por mais 8 horas na geladeira, para sair uma grande parte do soro do leite.
Não sou nuticionista, mas sei que o soro do leite é riquíssimo em proteína. Praticamente um whey protein caseiro que pode ser tomado puro (é meio salgadinho) ou então usado para enriquecer outras receitas como, por exemplo, as receitas de bolos.


A coalhada resultante desta filtragem será mais consistente.  Se deixar mais tempo ou separar a parte que fica por cima, vocês terão a coalhada seca libanesa. Uma deliciosa pasta para passar pura no pão ou então para fazer um patê batendo, junto com a coalhada, azeite e temperos a gosto.


Agora vamos para a última parte da receita do iogurte grego. Vocês pegarão esta colhada seca e com um fouet vão bater bem. Nesta hora pode-se acrescentar um pouco de baunilha e adoçar. Eu adoro os adoçantes a base de sucralose. Mas vocês podem usar açúcar ou então mel.


Depois de batido, fica um creme aveludado e maravilhoso. Vale cada minutinho gasto no processo, pois fica muito melhor, que o comprado pronto no supermercado.


Pode ser comido puro. E  garanto que são colheradas de pura alegria!


Ou então com uma base de geléia deliciosa. Perfeito!



Espero que vocês tenham gostado e volto a repetir que vale muito a pena ser feito.
Lanço o convite a quem fizer, para que compartilhe sua opinião e se quiser fotos também. Se colocar a tag #deliciasitajuba conseguirei ver. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário