sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Maio/2015

Uma torta perfeita para todas as estações do ano!

A receita de hoje é de um deliciosa versatilidade, se chama torta de verão mas combina com todas as estações do ano. Uma receita presente do pioneiro restaurante vegetariano de nossa cidade: Ora pro Nobis.



Desde que abriu, fiquei encantada com o restaurante pela filosofia cuidadosamente aplicada que garante seu sucesso, mesmo entre os não vegetarianos.
A escolha do nome foi o ponto de partida, pois trás a espiritualidade embutida no "Ora pro Nobis" que do latin significa "rogai por nós". Na decoração esta espiritualidade está presente também em vários elementos, que nos remetem à diversas crenças espirituais. Ir no ora pro nobis almoçar é garantia de uma experiência sensorial relaxante e ao mesmo tempo revigorante, pois além da comida deliciosa, ambiente acolhedor  e ainda temos a música ambiente especialmente selecionada com esta finalidade. Esta foto foi idealizada pela minha filha lá no Ora Pro Nobis e sintetiza como a filosofia do restaurante é contagiante.


O nome Ora pro Nobis também é  de um alimento vegetal altamente nutritivo, ríquissimo em proteína, e usado tradicionalmente na culinária do nosso estado. E me arriscaria a dizer que seria uma síntese da culinária vegetariana: deliciosa e nutritiva.
O restaurante segue à risca o cardápio ovo-lacto vegetariano mas também oferece alguns pratos Veganos (que não contém nenhum alimento de origem animal).
Outro carinho do Ora Pro Nobis com seus clientes é cuidadosa escolha da origem dos alimentos servidos, o que garante vegetais e verduras sempre fresquinhos e saborosos. E isso faz toda a diferença!


E como falei que ir fazer uma refeição no Ora Pro Nobis é uma verdadeira experiência prazerosa, o restaurante oferece o inovador "Vale Presente Refeição". Uma ótima e criativa opção para presentear.
Agora vamos à deliciosa receita da Torta de Verão.

Torta Verão


INGREDIENTES:
1 pão de forma sem casca cortado na horizontal,
1 xícara de leite para umedecer as fatias por um lado somente,
1/2 abacaxi cortado em cubinhos,  
1 pote de 500 grs. de maionese de boa qualidade,
1 lata de creme de leite , 
1 copo de requeijão,            
300 grs de queijo prato em cubos,
100 grs de parmesão ralado,
100 grs de provolone ralado,
1 xícara de bacon de soja ou quem quiser pode optar por usar frango defumado desfiadinho (Sugestão do Blog Delícias de Itajubá).
batata palha para finalizar.

MODO DE FAZER:

Forre um pirex,  depois de untá-lo, com as fatias de pão de forma umedecidas,  forrando só o fundo e reserve. 
Em uma panela, cubra o abacaxi com açúcar, aproximadamente 2 colheres rasas, e deixe por alguns minutos até formar uma caldinha e reserve. Pode ser também utilizado o abacaxi em calda pronto picado.
Em outra vasilha coloque a maionese, o creme de leite, um pouco de leite, 1 copo de requeijão, o provolone e o abacaxi picado e misture bem, acrescente o bacon de soja (ou frango defumado). Coloque esta deliciosa mistura sobre as fatias de pão espalhando bem. Depois coloque os cubinhos do queijo prato mergulhando-os no creme. E intercale camadas de pão e creme, por último, polvilhe o parmesão e leve ao forno para gratinar.


Tome cuidado para não queimar. Ao retirar do forno, coloque a batata palha cobrindo toda torta e está prontinha para ser servida!


E assim como no Ora Pro Nobis vale muito enfeitar o prato com folhas, tomatinho cereja e o que a criatividade mandar.


Esta torta vale muito a pena ser feita. Lembrando que vocês podem fazer alguns ajustes na receita de acordo com sua preferência. Por exemplo, substituir o bacon de soja por frango defumado desfiado ou outro queijos como o gorgonzola e mussarela.
   

E quem não curtir um sabor adocicado na comida pode tirar o abacaxi. Mas para mim ela ficou perfeita do jeito que o Rafael e a Angelina me passaram.


Lembro que quem fizer pode postar sua foto e comentário na fanpage do blog Delícias de Itajubá ou no instagram com a tag #deliciasitajubá.


    
Onde experimentar:

Ora Pro Nobis Vegetariano 
Avenida Cesário Alvim, 264 Centro
Telefone: 3622 4227
Aberto de terça a domingo das 11:30 as 14:00hs. Serviço de buffet sem balança com suco e sobremesa incluídos. 





A 26ª edição do Guia da Mantiqueira está lindíssima e com conteúdo maravilhoso. Celebra toda a beleza do mês de maio.
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 36 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Maio do Guia da Mantiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário