segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ratatouille

Apresentando o mascote do blog Delícias de Itajubá!

Hoje quero apresentar a todos o querido mascote do blog: o ratinho Remy!
Ele vai ser figurinha constante agora do blog Delícias de Itajubá.
Rémy é personagem principal da animação Ratatouille dos estúdios Pixar, filme que merecidamente faturou o Oscar de melhor animação de 2008.
O filme conta a história de Rémy, um rato gourmet cujo habilidoso olfato é útil para distinguir comidas de veneno de rato mas cujo sonho é se tornar um chef de cozinha e para isso se muda para Paris. Lá a história se desenrola, uma história que encanta por trazer louváveis mensagens de superação, lealdade e esperança, levando-nos a crer que qualquer coisa realmente é possível quando acreditamos. Além disso o trabalho de reconstrução da cidade luz e o ambiente dos restaurantes é perfeito!
A escolha do nome do filme é um outro detalhe muito legal. É baseada no nome de um delicioso prato francês que eu adoro e vou compartilhar a receita: Ratatouille (pronuncia ratatui)


Ratatouille

Ingredientes:
- berinjela a gosto
- abobrinha a gosto
- tomate a gosto
- pimentão amarelo ou abobrinha amarela a gosto
- molho de tomate a gosto
- tomilho a gosto
- sal a gosto
- Azeite a gosto
- cebola roxa a gosto
- alho a gosto

Preparo:
A receita é muito fácil. O trabalhoso é a parte de cortar os legumes.
Minha primeira dica é comprar beringela, abobrinha, tomate e o pimentão mais ou menos do mesmo diâmetro e cortar em fatias finas de aproximadamente 3 mm.
A parte vocês refogam a cebola, azeite e alho junto com um molho de tomate colocando temperos a gosto. Forre um refratário com este molho.
Agora vem a divertida parte de montagem do parto. Faça um "sanduíche" com a seguinte sequência de legumes: beringela, pimentão, tomate e abobrinha. Coloque este "sanduíche" perpendicularmente ao molho no refratário, depois faça mais um e coloque depois do primeiro  e assim sucessivamente. Ficará feito uma lagarta de legumes!rsssss
Olhe a foto abaixo, que infelizmente fiz com o celular, mas permite visualizar o que descrevi!
Antes de levar para o forno coloque sal e tomilho sobre os legumes então regue com o azeite embrulhe com papel alumínio. Lembre de colocar a parte brilhante virada para os legumes para que o calor seja melhor aproveitado. Desta forma a irradiação do calor é refletida de volta para o alimento. Viram como aprendi direitinho as lições de física do colegial? rssssss
Coloque esta delícia no forno preaquecido, em sua menor temperatura, por aproximadamente 1 hora ou até que o legumes fiquem macios. Voilá e bon appétit!
Este prato é um acompanhamento, mas acho tão gostoso que quando faço acho que não precisa acompanhar nada. O Remy concorda comigo e aprovou com louvor!

 Lembro que quem experimentar pode compartilhar sua foto e também suas impressões que ficarei muito feliz mas lembre-se de colocar a tag #deliciasitajuba para que eu possa ver!



Nenhum comentário:

Postar um comentário