segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Set/2014

Mousse Viva de Maracujá

Naturalmente deliciosa!

Esta mousse é surpreendentemente deliciosa, ao mesmo tempo que é totalmente diferente de todas as mousses de maracujá que já experimentei!
Selecionei esta receita pelo sabor e pela filosofia que ela representa. Uma filosofia de que a alimentação influencia nossa vida, emoções e saúde. E tomando isso como premissa, devemos cuidar do que selecionamos para alimentar. Não só no quesito nutricional, mas também no sabor, origem do alimento, preparo e por último apresentação visual.



Tive o enorme prazer de conhecer esta filosofia ao produzir esta matéria na Comidaria Artesanal Noz da Terra. Numa deliciosa tarde, aprendi um pouco do conceito de "comida viva" com as queridas Nathália Kammer e Fernanda Luz.
A comidaria é localizada dentro do Instituto Mantiqueira de Música e Arte e vale a pena ser visitado por que oferece num mesmo local gastronomia artesanal saudável, cultura e arte.
Gostaria de salientar, que esta receita, além de ser uma ótima opção de sobremesa saudável, é também digestiva. Muito bem indicada para aqueles famosos dias que abusamos nas refeições.

Mousse Viva de Maracujá

Receita:
- 1 manga grande
- 3 colheres de sopa de linhaça germinada (Consiste em deixar os grãos de molho por pelo menos 4 horas e essa é a parte "viva" da receita)
- 2 xícaras de café de uvas passas (nós usamos as variedades preta e clara)
- 1 colher de chá de canela em pó
- 3 maracujás grandes
- 1 cenoura grande (você se surpreenderá com o uso dela na receita!)

Preparo:
Coloque num liquidificador a manga descascada e picada, as uvas passas, a canela em pó e a linhaça germinada.
 

Na hora de bater é que entra a cenoura. Ela é usada como "biossocador".
Achei fantástico, pois você garante que os ingredientes são batidos mas sem danificar as pás do liquidificador.
Depois de bem batido, formará um creme com um delicioso aroma.
Coloque este creme numa vasilha ou pode usar o próprio liquidificador, se quiser evitar sujar muita louça, mas neste caso lembre-se de não ligar o liquidificador pois o maracujá deverá ser incorporado ao creme mexendo com uma colher.
A mousse está pronta então poderá ser servida numa vasilha grande ou então em porções individuais na própria casca do maracujá.
Para dar acabamento e também enriquecer o sabor use folhas de hortelã.

Lanço também um convite a todos que fizerem a receita, para publicar a foto dela no instagram com a tag #deliciasitajuba. Curta também a fanpage no www.facebook.com/deliciasitajuba.
Bom apetite e até mês que vem!

Onde experimentar

Comidaria Artesanal Noz da Terra 
Rua Xavier Lisboa,167 Centro Itajubá
Telefone: (35) 3621 2669


A 18ª edição do Guia da Mantiqueira trará na sessão Desconto Legal um cupom para degustar um café ou chá na Comidaria Artesanal Noz da Terra.
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 36 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Setembro do Guia da Mantiqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário