quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Babaganuche caseiro

Delícia de receita super fácil!

Quem acompanha o blog Delícias de Itajubá sabe que adoro cozinhar na companhia dos filhotes. Nesta semana os dois estão aprendendo na escola tudo sobre alimentação. E qual não foi a minha alegria, quando a atividade de casa era fazer a receita da apostila: babaganuche!


Tudo começou de uma forma muito lúdica, sendo a berinjela introduzida na apostila, da forma mais criativa possível. Apresento a vocês: Berinjorca.


Depois de apresentar o ingrediente berinjela estrela, a apostila descrevia como fazer a famosa pasta de berinjela babaganuche. 
Inclusive já postei uma outra versão dela aqui no blog dentro das delícias árabes da Mona Mouallem. Que quiser ver a postagem basta clicar no babaghanoush, onde a grafia da pasta está da forma com que ela me passou e respeitando a origem árabe do prato.


O próximo passo foi comprar o único ingrediente que não tinha em casa: a pasta Tahine, que é uma pasta tipicamente árabe feita a base de gergelim e que faz toda a diferença para o sucesso do prato. Aqui em Itajubá encontrei no Alvoradão.
Então vamos à receita do Babaganuche caseiro. Nós fizemos a metade da receita e resultou em dois potinhos lindos e deliciosos da pasta.

Ingredientes:

- 4 beringelas grandes,
-  2 colheres de sopa cheias de tahine,
- 1 colher de sobremesa de alho bem picadinho,
- suco de 2 limões,
- sal,
- azeite de oliva a gosto.
Salsa picada e pão sírio para servir. 
Aqui em casa todo mundo adora os chips crocantes de pão sírio, então quem quiser aprender basta clicar no link desta outra deliciosa pasta árabe onde ensino o passo a passo do chips: homus.

Preparo:

Leve as berinjelas ao forno a 220º C, assando-as por uma hora. Deixe esfriar, corte-as ao meio e, retire toda a polpa, acrescente o tahine, o alho, suco de limão, sal e azeite a gosto de misture e está pronta. Eu utilizei o processador, mais fácil impossível! 


A pasta foi aprovada com louvor por todo mundo aqui em casa, por isso resolvi compartilhar!


Ficou tão gostosa que merecia uma embalagem personalizada e os filhotes se divertiram, cada um criando a embalagem do seu produto. O resultado ficou lindinho e eles ficaram super orgulhosos!


Agora um close da delícia! Quero parabenizar o Colégio XIX de Março pela iniciativa em propagar o ensino da alimentação saudável e incentivando a experiência das crianças na cozinha.


Sugiro que experimentem fazer em casa principalmente se tiverem crianças. Muito legal mesmo a experiência!


Quem fizer e quiser compartilhar o resultado e opinião pode fazê-lo com a tag #delíciasitajubá!
Beijo a todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário