terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Dezembro/2014

Deliciosa sobremesa para celebrar as Festas de Fim de Ano!

O ano está acabando e para fechá-lo com chave de ouro, o Chef Ricardo Passarelli, do 170 Bistrô, nos presenteou com esta preciosidade de receita. Uma deliciosa criação dele e uma ótima dica para celebrar as festas de final de ano.


Fiquei muito feliz quando o Chef Ricardo Passarelli aceitou meu desafio de criar uma receita para vocês, pois admiro muito seu trabalho e bagagem de conhecimento em gastronomia.


O creme de ricota é muito suave, saboroso além de ser muito refrescante. Perfeito para o nosso clima quente de final de ano! Além de tudo isso, é uma receita muito prática e fácil de ser executada.


Essa sobremesa é agradavelmente surpreendente, pois a cada colherada somos presenteados com sabores e texturas diferentes, dependendo da variedade de delícias que conseguimos pegar com a colher.


O creme de ricota por si já é gostoso mas saboreá-lo também com nozes picadas, creme de damasco, frutas secas cria uma variedade enorme de resultados saborosos.


Vamos então aprender como fazer esta delícia:

Creme de Ricota Natalino

Ingredientes:

800 g de ricota fresca,
4 latas leite condensado,
2 latas creme de leite,
150 g nozes picadas,
150 g frutas cristalizadas,
200 g damascos sem caroço,
200 g açúcar,
1\2 copo de água.

Preparo:

Deixar a ricota em temperatura ambiente para amolecer depois coloque a ricota em uma batedeira, acrescente as latas de leite condensado, bata até ficar bem homogêneo. 
Retire da batedeira, acrescente o creme de leite, as nozes e frutas cristalizadas, mexa com uma colher até que tudo esteja bem incorporado. Despeje este creme de ricota em taças individuais ou então em uma travessa a seu gosto e  leve a geladeira para gelar e tomar um pouco de consistência
Enquanto isso, bata no liquidificador os damascos, o açúcar e a água até ficar cremoso. Mas não muito liquido, se necessário acrescentar mais água. Fica na consistência de uma geléia!
Por último cubra com o creme de damascos tomando cuidado para não misturar. Leve a geladeira para gelar até o momento de servir. E bom apetite meus amigos!


Faço um convite a todos que fizerem a receita, para publicar a foto dela no instagram com a tag #deliciasitajuba.
Espero que todos gostem e o ano de 2015 nos aguarda com muitas novas delícias! Curta também a fanpage no www.facebook.com/deliciasitajuba.
Desejo à todos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo e até o ano que vem!



A 21ª edição do Guia da Mantiqueira está em ritmo de festa e muita energia boa para terminar o ano de 2014.
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 40 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Dezembro do Guia da Mantiqueira. 



Onde experimentar


Avenida  Doutor Henriqueto Cardinal, 393 Centro Itajubá
Telefone: (35) 9242 7660








Nenhum comentário:

Postar um comentário