domingo, 1 de fevereiro de 2015

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Fevereiro/2015

Brownie from Heaven!

Este mês a coluna Sabor da Terra foi presenteada com a receita deste maravilhoso brownie feito com muito competência pela Cláudia Passarelli. Já havia falado sobre ele no blog onde comentava que ele ficava perfeito acompanhado de sorvete. E nos dias quentes de verão é uma ótima pedida!


Na verdade acho que o brownie é uma sobremesa que se encaixa nas quatro estações do ano, por exemplo, nos dias mais frios fica também maravilhoso acompanhado de um chá ou um bom cafezinho ou ainda para os chocolovers acompanhado de um chocolate quente caprichado. No caso do chá acho que fica especialmente bom com a refrescante menta. Eu adoro a combinação chocolate-menta!


A charmosa xícara da foto é um carinhoso souvenir que ganhei de minha amiga do coração Simone. Eu amei!


Brownie from Heaven

Ingredientes: 
150 gr. de chocolate meio amargo de boa qualidade (recomendamos o nacional Garoto ou então um belga para arrasar)
100gr de manteiga sem sal; 
300gr de açúcar; 
4 ovos;  
100gr de farinha de trigo peneirada; 
1/2 colher de chá de sal; 
120gr de nozes moídas

Preparo:
Coloque um bowl de vidro em banho maria e dissolva lentamente o chocolate com a manteiga. Desligue o fogo e tire o bowl do banho maria. Acrescente os ovos um a um na mistura mexendo , então acrescente o açúcar e depois coloque a farinha aos poucos e vá mexendo até ficar um creme uniforme. Acrescente o sal e as nozes moídas. Colocar em uma assadeira untada e enfarinhada com chocolate em pó ou achocolatado.
Pode se fazer em marmitinhas de alumínio. A receita renderá 4 forminhas e fica um charme estas porções individuais.


Leve ao forno médio por 20 minutos mais ou menos ou até estar firminho nas bordas e úmido no meio. Prestar atenção a este detalhe faz toda a diferença no resultado pois o brownie fica uma crosta fininha crocante e uma massa úmida maravilhosa por dentro. DELÍCIA!


Cobertura:
Deixar o brownie esfriar e fazer uma cobertura de chocolate pode ser um brigadeiro mole, ou outro de sua preferência como o que cobre bolo de cenoura, e colocar nozes picadas por cima.


A Cláudia deu ainda outras dicas de cobertura como geléia de damasco e chantilly, doce de leite, ganache de chocolate, mousse de maracujá ou limão. Esta receita é tão boa que sugiro fazer e experimentar coberturas diferentes para descobrir qual combinação é a sua preferida.
Quem quiser compartilhar sua experiência com fotos ou depoimento no instagram lembre de colocar a tag #deliciasitajuba.
Beijos e até mês que vem!




Onde experimentar

Onde vocês podem encomendar estas delícias ou os maravilhosos cupcakes da Cláudia Passarelli!
Telefone: (35) 9969 1440 




A 23ª edição do Guia da Mantiqueira, como sempre está recheada de informações legais e alguns dos destaques são o carnaval na nossa região, dicas sobre a volta às aulas com a psicóloga Annamaria Lotti e tem uma matéria muito legal sobre o azeite produzido em Delfim Moreira.
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 34  e pode ser acessada clicando no link da Edição de Fevereiro do Guia da Mantiqueira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário