quinta-feira, 2 de abril de 2015

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Abril/2015

Cardápio completo comemorativo!

O Guia da Mantiqueira estará completando, no mês de abril, 2 anos de existência! E uma data tão especial pedia uma postagem à altura na coluna Sabor da Terra. O Café Floresta foi a escolha perfeita para estrelar a coluna desta edição comemorativa. A Chef Carol Resck carinhosamente nos presenteou com um cardápio completo: entrada, prato principal e sobremesa.


A receita da entrada, é uma sugestão de saladas maravilhosas, que podemos criar em casa, com os ingredientes que a querida Chef Carol Resck sugeriu. Servidas em uma charmosa cumbuquinha de queijo parmesão e finalizadas com três opções de deliciosos molhos.

Salada Verão

Ingredientes para a salada:
Aqui a criatividade é o limite. Ela sugeriu um mix de folhas (rúcula, agrião, alface americana), cubinhos de manga, passas, champignom laminado, azeitona, croutons e tomates frescos. Em  casa vocês podem usar tudo que mais gostam e assim ter sempre novas experiências saborosas.


Ingredientes e modo de preparo da cesta de parmesão: 
Utilizar 40 g de parmesão ralado. Primeiro coloque numa frigideira anti-aderente e leve ao fogo para derreter. Ficará parecendo uma "panqueca" então vire esta "panqueca" em uma forminha de empada virada de ponta cabeça e modele o queijo. Lembrando de usar um papel toalha pois a massa estará bem quente e assim você evita queimar os dedinhos. Deixe esfriar a sua deliciosa cestinha está pronta.


Ingredientes e modo de preparo dos molhos para acompanhar a salada:
Molhos super fáceis, basta misturar os ingredientes a gosto do freguês.

  • light: iogurte, limão, azeite, hortelã picadinha e sal,
  • mostarda com mel: os ingredientes do nome. Se quiser deixar mais cremoso e suave pode-se acrescentar um pouquinho de creme de leite fresco,
  • pesto: bater em liquidificador manjericão, azeite e parmesão. Eu gosto de colocar junto um pouco de castanha e um alho (dica da blogueira). 


O prato principal é um maravilhoso filet, regado por um precioso molho de café. Acompanhando um delicioso purê rústico de batatas com nozes. Harmonia de sabor perfeitas, que garantiram sua vitória no Festival Café com Música de Cristina.

Filet ao molho de café com purê rústico de batatas com nozes



Ingredientes e modo de preparo do filet e molho de café:
Um filet mignon de 180 a 200 g.
Para o molho: 30 ml de café na proporção de 1 colher de sopa de pó para 40 ml de água.
                         80 ml de creme de leite fresco.
Primeiramente, grelhe o filet numa frigideira bem quente e com um pouco de manteiga e/ou azeite. No momento de grelhar salpicar a carne com sal e pimenta. Vai ficar um fundinho de panela saboroso e dourado depois que o filet ficar pronto. E é este um dos segredos do molho, pois vamos usar todo o sabor que ficou para agregar sabor ao creme de leite e café que despejamos e deixamos apurar.
Nota: é preciso usar creme de leite fresco pois ele será submetido à temperaturas altas. E a escolha de um bom café para fazer o molho também faz toda a diferença. A Chef Carol usou o café especial clássico Pereira Villela.


Ingredientes e modo de preparo do purê de batata rústico com nozes:
Cozinhar uma batata grande picada com um pouco de sal. Depois de cozida e escorrida, utilize o fouet para amassar a batata, enquanto incorpora creme de leite fresco e nozes picadas. Neste momento é só acertar o sal e se quiser acrescentar uma pitada de pimenta.
Abaixo temos a montagem do prato e achei muito legal o formato em coração do filet mignon. Poético não?


Entrada e prato principal prontos, hora de degustar e meus gatinhos amaram tudo!


Para fechar com chave de ouro este delicioso menu, vou ensinar a receita do delicioso e surpreendente cheese cake de ovomaltine.


Cheese cake de ovomaltine

Ingredientes: 
  • Para o Cream cheese:
300gr de cream cheese; 
10 colheres (sopa) leite condensado;
10 gotas de baunilha;
Meio copo de suco de limão.

  • Para Ganache:
500 g de chocolate meio amargo;
150 ml de creme de leite.
  • Delícias complementares:
1 pacote de biscoito maizena processado até virar farinha.
150g de ovomaltine

Preparo:
Bater o cream cheese, leite condensado e baunilha numa batedeira até ficar um lindo creme liso. Então acrescentar o limão. Para fazer o ganache, basta derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas e acrescentar o creme de leite e misturar bem até ficar um delicioso creme brilhante.
A montagem pode ser feita em copinho individuais ou então numa bonita vasilha de vidro grande. E é da seguinte forma, uma sucessão de camadas deliciosas de: bolacha, cream cheese, ovomaltine, ganache. No final pode-se polvilhar ovomaltine e colocar pedacinhos de barra de chocolate para dar o acabamento.


É uma sobremesa deliciosa e muito prática e meus gatinhos amaram e rasparam tudinho. Só alegria!


Gostaria de agradecer muito toda a equipe do Café Floresta. Produzir todo este material foi literalmente delicioso! Fomos recebidos com muito carinho além de tudo estar uma delícia. 
Tivemos ainda o privilégio de ter uma iniciação na arte de produzir um bom café com o competente Luis. A paixão dele pelo processo de produção de um café da qualidade, como o Pereira Villela ,é contagiante!


E passando uma boa parte da manhã lá me fez refletir, como o sucesso transcende somente a qualificação! Na verdade, é preciso muito mais que bons profissionais, ambiente bem decorado. Penso que o componente humano exerce uma importante parcela na garantia de sucesso. Desta forma parabenizo toda a equipe Café Floresta, que sem dúvida, tem o privilégio de ter todos os elementos que garantem o seu sucesso!


Quem quiser compartilhar sua experiência com esta receita, pode fazê-lo publicando as fotos com depoimento no instagram ou na fanpage do blog Delícias de Itajubá no facebook. Mas lembre de colocar a tag #deliciasitajuba para que eu possa ver. ;)

Termino desejando mais um novo ano de sucesso para o Guia da Mantiqueira e até mês que vem com mais uma Delícia de Itajubá.


Onde experimentar

Rua Francisco Masseli, 436  Centro
Telefone: (35) 3622 0385
Horário de funcionamento: Seg a sex das 11:00hs as 19:00hs e sábados das 9:00hs as 19:00s.



A 25ª edição do Guia da Mantiqueira está em ritmo de comemoração! São dois anos de sucesso do Guia da Mantiqueira!
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 36 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Abril do Guia da Mantiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário