quinta-feira, 28 de maio de 2015

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Junho/2015

Delicioso bolo de milho que parece pamonha!

Junho é o mês das tradicionais festas juninas. E nestas festas o milho, é com certeza, a grande estrela gastronômica. Um alimento excepcional em sabor e qualidade nutricional.


Por isso, este mês a coluna Sabor da Terra, presta homenagem ao simpático e gentil pamonheiro da nossa cidade: Donizete de Souza.



Quem já não ouviu pelas ruas de todos os bairros da nossa cidade, o sorridente Donizete, de cima de sua inseparável bicicleta, falando: "Pamonheiro! Pura pamonha!".


As deliciosas pamonhas podem ser compradas ainda quentinhas pois são guardadas com o maior carinho, em uma lata, revestida de isopor e embrulhada em paninhos imaculadamente brancos.


Estas delícias são produzidas para serem vendidas fresquinhas pela sua família no Jerivá. E seguem a mesma receita tradicional de família há 50 anos. Além disso, mais um segredo do sucesso destas saborosas pamonhas está no plantio do milho, feito nas terras da própria família com o cuidado de usar a melhor semente do grão: a agroceres 1051. Um milho especial para comer cozido e também para fazer bolo, curau e pamonha. O aroma que vem destas pamonhas é irresistível!


O pamonheiro Donizete é uma figura muito querida e conhecida na nossa cidade, pois quando começou a trabalhar na venda das pamonhas faz 15 anos, decidiu se apoiar na filosofia de conquistar os fregueses pela gentileza e educação, além de vender um produto muito bom:
  • Pamonha doce:

  • Pamonha doce recheada com queijo minas:


  • Pamonha salgada: Vendida sob encomenda com o recheio que o freguês preferir.

E neste tempo de trabalho nas ruas da nossa cidade amizades e causos não poderiam faltar. Como na vez em que o boato na cidade de seu falecimento espalhou e quando as pessoas encontraram ele sorridente pedalando falaram: lá vem o pamonheiro do além! Para desfazer o boato houve a necessidade de veicular na rádio Itajubá que o Donizete Pamonheiro continua vivo.
A gentileza dele e de sua família é tão grande que fomos todos presenteados com uma deliciosa receita do bolo de milho. E esta receita é sensacional pois o resultado é literalmente um bolo de pamonha.

Bolo de Milho do Pamonheiro


INGREDIENTES:

  • 10 espigas de milho raladas (use um milho de boa qualidade)
  • 500g de açúcar,
  • 500ml de leite.
PREPARO:

Unte uma forma buraco com manteiga e despeje a massa do bolo. Asse em forno pré aquecido. Depois de assado deixe resfriar naturalmente dentro do forno.


O resultado é um bolo maravilhoso.




Onde experimentar:

Pamonheiro Donizete
Telefone para encomenda das pamonhas ou bolo:(35) 9175 9877
O Donizete pode ser encontrado pelas ruas da nossa cidade de terça feira à sábado.






A 27ª edição do Guia da Mantiqueira está no ritmo das festas juninas. Leitura leve e informativa; jornalística e imparcial; cultural e acessível.

A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 40 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Junho do Guia da Mantiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário