domingo, 9 de agosto de 2015

Chá de Coca

Enfim matei minha curiosidade!

Amigo que é amigo viaja e lembra de trazer delícias para mim! Rssss Priscila e Bernardo, um casal de amigos, foi viajar para o Peru e trouxe este curioso chá que é muito popular no país. E para uma pessoa admiradora de chás, enfim pude matar minha curiosidade sobre o sabor deste chá.

De acordo com achados arqueológicos, as folhas de coca são utilizadas a mais de 8.000 anos, são totalmente legais no país e aparentemente inócuas (ao contrário de seu produto purificado, a cocaína). O chá, além de hidratar, contém flavanóides antioxidantes, que reduzem o dano celular e previnem doenças.


Além do chá de coca (também chamado mate de coca), mascar as folhas da planta é atividade comum nos Andes. Pois o consumo destas folhas libera substâncias alcalóides com efeitos estimulantes, digestivos, inibidores do apetite e que diminuem os efeitos do “mal da altitude”, tão comum em regiões muito altas e onde o volume de oxigênio é menor. O chá é amargo e por isto não agrada a todos. Em todos os lugares é servido pois é uma preferência nacional. E para os estrangeiros é uma verdadeira benção pois realmente remove os efeitos orgânicos indesejados do mal da altitude!
Todos que acompanham a página sabem que adoro chá. Não costumo tomar chá com açúcar mas definitivamente acredito que este chá não deve ficar bom adoçado. Ele é um pouco amargo mas seu sabor é bem menos acentuado que o do chimarrão (que por sinal adoro!). Comparei com o chimarrão pois foi a infusão que identifiquei mais próxima em termos de sabor mas não é igual.


Na hora que acrescentamos água quente desprende um cheirinho de mato e o resultado é um chá de cor âmbar claro.


E para quem está se perguntando se teve algum efeito colateral tenho a dizer que é a mesma coisa que tomar coca cola! Rsssss
Achei curioso e por isso resolvi compartilhar a experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário