terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Setembro/2015

Smoothies da primavera!

Smoothies são bebidas geladas deliciosas e nutritivas que podem ser substitutos de refeições nos dias corridos ou servirem como um lanche refrescante. Sua leveza e vitalidade combinam com a estação da primavera. 

Neste mês que marca o começo da primavera, a coluna Sabor da Terra, foi presenteada, pela chef Caroline Carvalho da Ningolu, com uma versão muito nutritiva, leve, saborosa e ainda por cima sem lactose. 
Felizmente são muito fáceis de fazer, então vamos à receita. Primeiro teremos que fazer o leite de coco caseiro. Ele por si só já é delicioso para tomar puro, adoçado, com chocolate, usar em receitas substituindo leite comum, sobre tapiocas e cuscuz. E é muito fácil de fazer.

Leite de Coco 

Ingredientes:
  • polpa de um coco seco (a forma mais fácil de remover a polpa é colocá-lo no forno por alguns  minutos, até a casca rachar, então quebre a casca e remova os pedaços da polpa com muita facilidade);
  • água quente 
Preparo:

Primeiro pique em pedaços pequenos a polpa do coco e não há necessidade de remover a parte marron. Coloque num copo de liquidificador e despeje a água quente suficiente para cobrir o coco. Então bata bem, por alguns minutos até o coco ficar com consistência de coco ralado.


Despeje esta mistura sobre uma tigela coberta com um pano de prato (limpinho e esterilizado) e faça uma trouxinha para conseguir apertar e retirar todo o leite. O coco que ficar no pano de prato poderá ser utilizado em receitas que vão coco ralado. 


Dependendo do gosto, pode-se acrescentar mais água ao leite de coco para deixá-lo menos concentrado. E o leite prontinho fica uma delícia para tomar ainda quentinho!


Leite de coco pronto agora o próximo passo é fazer o iogurte. Para isso basta deixá-lo num recipiente fechado em temperatura ambiente, por 8 a 24 horas e ele irá talhar virando iogurte. Se quiser acelerar o processo pode-se acrescentar umas gotinhas de limão.

Smoothie Primavera

Ingredientes:
  • iogurte de leite de coco,
  • morangos e bananas,
  • sementes como girassol, chia e linhaça vão trazer mais vida e nutrientes bons para seu smoothie,
  • proteína de arroz (o whey protein vegano),
  • Para adoçar utilizar ameixa ou uvas passas secas. Para quem não é vegano, o mel é também uma ótima opção saborosa e nutritiva.
Preparo:

Bater tudo no liquidificador. Para deixar mais consistente e geladinho experimente congelar as frutas picadas.


Fica uma delícia e sintetiza tudo o que representa a primavera.
E uma sugestão minha de consumo é colocar este delicioso smoothie com granola. 


Ficou delicioso!


Continuem acompanhando as postagens pela fanpage do blog Delícias de Itajubá e estou preparando uma postagem muito legal em homenagem às nossas crianças.
Beijos e até mês que vem.



Onde experimentar


Encomendas pelo telefone e whatsapp (35) 9206-1485.
Todas as quintas feiras, na praça Sebastião Inocêncio no bairro BPS, ocorre a feira Agroecológica de Itajubá. No horário das 16:00 as 20:00 hs.
Os deliciosos produtos Ningolu podem ser encontrados lá, sempre fresquinhos e com novidades. Vale muito a pena conferir.
Eu tenho acompanhado o projeto Ningolu desde sua criação. Um projeto que tem a filosofia de preparação para uma vida melhor amparada numa alimentação natural e saudável que foge dos conceitos tradicionais. Inclusive a origem do nome do projeto vem da palavra N´golo que representa um ritual de iniciação africano que prepara o homem para a fase adulta. Neste ritual acontece uma dança que é a raiz da nossa querida capoeira.

A 30ª edição do Guia da Mantiqueira celebra a vitalidade da primavera.
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 40 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Setembro do Guia da Mantiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário