sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Tiramissu

Deliciosa sobremesa para levantar seu astral!

Esta maravilhosa criação italiana trás em seu nome a síntese do seu sabor. Tiramissu em italiano, tiramisu, de tirare + mi + su: "levanta-me" ou "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético além de ser delicioso.
Hoje vou compartilhar a receita da minha querida amiga francesa Gaelle Brûllé. Sem modéstia consegui fazer esta delícia, com a enorme ajuda do Luíz Villela do Café Pereira Villela, e ficou uma sobremesa divina. Dos anjos, angeli et anges. Perfeição!

O diferencial desta receita são os ingredientes. Para começar, minha amiga sugere a utilização de um biscoito que se chama spéculoos. Fui no Pão de Açúcar (um dos meus supermercados favoritos) e comprei da marca Lótus (uma marca Belga super bem conceituada). 


Foi o biscoito que mais se aproximou da descrição dos spéculoos. Que são biscoitos tradicionais europeus a base de manteiga e especiarias.


O biscoito é maravilhoso. Seu sabor amanteigado com fundo de canela faz toda a diferença no resultado final desta receita.


É um biscoito muito crocante chegando a ser muito frágil na manipulação, por isso vem embalado em pares de biscoitos.

Consegui uma receita dos spéculoos e vou testá-la. Até guardei um pacotinho para fazer a comparação. Se der certo passo para vocês.


O próximo ingrediente estrela desta receita é o café. E para isso precisava do melhor e mais saboroso. Por isso recorri ao Luiz do Café Pereira Villela, que é meu guru de café. Expliquei onde utilizaria seu delicioso café e pedi para ele a melhor sugestão.  


E este foi o grão escolhido. Mas além da seleção do melhor grão de café, foi feita a sugestão de preparo diferenciado da bebida. O Luiz sugeriu fazer por um processo Cold Brew, que demora de 12 a 18 horas para ser feito. Por usar somente água fria, o processo de obtenção da bebida é bem lento. Mas compensa cada minuto! O resultado é uma bebida saborosa sem nenhum traço de acidez ou possibilidade de ficar amarga. Um verdadeiro extrato do melhor do sabor do café.


Combinamos então a data para buscar esta delícia preparada com muito carinho. Infelizmente fiz a foto com meu celular da finalização do processo pois no dia tinha acabado de dar uma entrevista superlegal sobre o Blog Delícias de Itajubá, no programa Informativo 98.7 da Jovem Fm com a querida Célia Rennó e Dr Aidê Fernandes, e não havia trazido meu equipamento fotográfico. Olha aí os bastidores da entrevista. Quem quiser ouvir a entrevista basta acessar o podcast do dia 11 de setembro, neste link da Rádio Jovem FM.


Bem aqui está o resultado final do café que o Luiz fez com tanta maestria. Só ele com o biscoito já ficou MARAVILHOSO.


Então vamos à receita.

Tiramisu

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 120 g de açúcar
  • 15 a 20 biscoitos (eu usei dois pacotes de 120g de biscoitos Lótus)
  • 250g de mascarpone
  • 4 xícaras de café preto bem forte (eu usei uma xícara do maravilhoso café feito pelo Luiz)
  • cacau em pó (sem açúcar)
Preparo:

Separar as claras e gemas. Bater as claras em neve e reservar.
Numa batedeira coloquei estas gemas e bater muito bem com o açúcar até formar um creme claro. Sempre que faço uma receita com gemas lavo uma a uma e depois peneiro, pois não gosto de cheiro de ovo. 
Acrescentar à este creme o mascarpone. E bater até incorporar mas cuidado para não bater muito para que o creme não talhe. Usei este mascarpone pois é á única marca que achamos em Itajubá.


Por último, acrescente as claras em neve incorporando ao creme com cuidado. Eu uso sempre um fouêt.
A receita original orientava a mergulhar os biscoitos no café aquecido mas estes biscoitos são muito frágeis então optei por colocá-los na travessa e regar com o café. E usei o café frio para regar. Pois o Luiz teve tanto trabalho para fazer o cold brew que eu achei um sacrilégio pensar em esquentar seu maravilhoso café.


E o biscoito absorve rapidamente o café. Nem consegui registrar isso. Mas se prestarem atenção na foto verificarão que está umedecido. O café feito pelo cold brew é bem intenso então, acreditem, uma xícara é suficiente.


Acrescente uma camada de creme e depois outra de biscoito e regue com o café.


Depois coloque o restante do creme sobre a segunda camada de biscoitos e polvilhe o cacau em pó ao final.


Deixe na geladeira por 10 horas na geladeira para os sabores incorporarem. 


O meu tiramissu dormiu e no outro dia foi só alegria. A sobremesa ficou MARAVILHOSA!


Gelada refrescante e apaixonante!


Agradeço muito a Gaelle por ter compartilhado sua receita e aproveito para dizer que estou com saudades de você, Nicolás, Hanaé e Apolline! Je vous aime tous!
Luiz sem seu maravilhoso café feito pelo cold brew esta receita não teria atingido sua perfeição. Muito obrigada! 
Conforme prometi vou tentar fazer a receita do spéculoos e se der certo passo para vocês e termino deixando a dica para quem quiser mergulhar no mundo dos sabores do café. Vale muito a pena ir conhecer o Café Pereira Villela e conversar com o Luiz.


Café Pereira Villela

Rua Dr Américo de Oliveira, 326. Centro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário