terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tapioca e cia

Um delicioso pedacinho do Nordeste em Minas!

Hoje vou falar da delícia que estou apaixonada nestes últimos tempos: a tapioca. Uma delícia tipicamente brasileira feita a partir da mandioca que eu adoro. A tapioca surgiu na minha dieta como uma inestimável ajuda para emagrecer com saúde e comendo alimentos deliciosos. Esta postagem é sobre esta delícia e seus inúmeros recheios maravilhosos feitos com muito carinho pelo querido casal Divaldo e Luzia do Tapioca & Cia.



Eu já incorporei a tapioca à minha dieta diária, e ao escrever esta postagem descobri como a origem do nome é interessante: do tupi Tapi (pão) + Oca (casa). 
Como todas as quintas feiras vou na feira Orgânica do BPS com minha filhinha, acabamos conhecendo e apaixonando pelas deliciosas tapiocas que a Luzia e Divaldo fazem. 


Cada dia experimentamos uma e é difícil dizer qual é a nossa preferida, pois são todas deliciosas. Acho que no final das contas a decisão do sabor recai sobre o humor no dia. ;)
Nosso ritual nas quintas é chegar na feira e fazer nosso pedido, então damos uma volta para comprar produtos orgânicos enquanto aguardamos nossas deliciosas tapiocas ficarem prontas. Então é só saborear estas delícias e ser feliz! Gostamos tanto que um dia fomos até debaixo de chuva comprar nossas tapiocas, valeu a pena tomar banho de chuva!


Mas também é muito legal ficar na barraca para conhecer o casal pois o atendimento é excepcional! Fiquei encantada como organizam a produção das suas delícias. Primeiro o pedido é afixado por ordem de chegada. O Divaldo então, com muita destreza, coloca a goma nas frigideiras de ferro. Quando o disco da tapioca está pronto ele vira o disco e coloca o recheio que a Luzia passa para ele. A frigideira de ferro garante que o recheio fique bem quente, assim os recheios que levam queijo ficam maravilhosamente derretidos. O processo pode demorar um pouco de acordo com o número de pedidos mas vale cada minutinho esperado. As tapiocas são divinas!
Lá descobri que eles também trabalham na feira de artesanato da praça do Carneiro Júnior, nos dias de terça, quarta, sexta e sábado.
Amiguinhos, esta dica do blog Delícias de Itajubá é realmente imperdível, vale muito a pena experimentar as delícias do Tapioca & Cia. 
Como queria mostrar para vocês cada sabor do cardápio deles decidi fazer as tapiocas em casa para fotografar cada uma delas. E para fazer isso contei com a ajuda da Luzia e Divaldo que trouxeram a goma e recheios já arrumadinhos para mim. Fiquei ainda mais encantada pois vivenciei exatamente como é o dia a dia deles. Tudo pensado e feito com muito carinho.


Para começar, além da goma de tapioca normal, eles ainda fazem os sabores enriquecidos especiais. No dia me trouxeram nos sabores de espinafre, beterraba, cenoura, abóbora e tradicional com chia. Outra dica que quero dar é que podemos comprar a goma deles para fazer em casa. E a goma é muito boa mesmo de trabalhar, eua não acertei com todas as marcas que vendem no supermercado mas com a goma deles acertei e faço todos os dias como meu café da manhã.
Não tenho a destreza do Divaldo, portanto faço assim: com a frigideira fria acomodo umas 3 colheres de sopa da goma apertando delicadamente até formar o disco. Ligo o fogo em chama baixa e quando desgruda do fundo viro o disco e coloco o recheio.


Agora vou falar dos recheios:
  • Tapi Frango: frango desfiado, tomate, cheiro verde e requeijão ou mussarela. Deliciosa e agrada todos os paladares.
  • Tapi Carne Seca: carne seca, azeite, alho, tomate, cheiro verde e requeijão ou mussarela. Sugiro usar massa especial de abóbora. Fica uma combinação perfeita!
  • Tapi Maria: ricota, peito de peru, cheiro verde, tomate e azeite. A sugestão é usar a massa enriquecida com chia ou linhaça. Uma tapioca super saudável e deliciosa. Esta foi feita com chia.
  • Tapi Calabresa: calabresa fatiada, tomate, cheiro verde e requeijão ou mussarela. Usei a massa de cenoura e ficou muito top. Este recheio é para quem gosta de tempero, muito bom mesmo!
  • Tapi Pizza: queijo mussarela, presunto, tomate e orégano. Nesta tapioca usei a massa especial de espinafre e ficou maravilhosa!
  • Tapi Queijo: mussarela, requeijão, cheiro verde. Para quem adora um queijinho como eu, ficou uma delícia com linda massa especial de beterraba.

Agora aproveito para esclarecer que a escolha do tipo da massa, assim como o recheio, é o cliente quem faz. Estas combinações que postei são sugestões minhas assim como a colocação de azeite em todas as opções, pois eu adoro!


Agora vamos aos recheios doces. No caso dos recheios doces, estes são colocados depois que o disco de massa fica pronto.
  • Tapi Tradicional Baiana: leite condensado com coco fresco ralado. Um clássico maravilhoso!
  • Tapi Mariana: banana, mel e canela. Uma tapioca deliciosamente saudável!
  • Tapi Brigadeiro Tradicional de Panela: delicioso brigadeiro que fica perfeito com banana.

  • Tapi Sensação: delicioso brigadeiro tradicional de panela com morango. Perdição!
  • Tapi Doce de Leite: Doce de leite cremoso com coco fresco ralado. Muito bom!


Estes são os principais sabores do Tapioca & Cia, mas a Luzia e Divaldo estão sempre inovando. Então sugiro que, no dia em que forem experimentar, perguntem se tem algum sabor diferente. Eu já experimentei com cenoura ralada e também a versão doce fit feita com chocolate meio amargo e fruta.
Confesso que as tapiocas que fiz para esta postagem, com os ingredientes que eles trouxeram, ficaram gostosas mas nem de perto iguais às que eles fazem. No final de contas conclui que a energia boa e amor que eles adicionam em cada tapioca que fazem faz a total diferença.
Termino informando que generosamente a Luzia nos forneceu a receita do cuscuz de tapioca que irá sair na edição de dezembro de 2015 do Guia da Mantiqueira na coluna Sabor da Terra e Delícias de Itajubá concomitantemente com o blog. Fiquem ligados pois é maravilhoso e é uma ótima sugestão de sobremesa para as festas de final de ano.
Aqui está uma fotodegustação desta delícia que também pode ser comprada no Tapioca & Cia.



 Onde experimentar


Praça Carneiro Júnior (terça, quarta, sexta e sábado)
Feira Orgânica BPS (somente na quinta)
Telefone e Whatsapp: (35) 99173-5508















Nenhum comentário:

Postar um comentário