terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sabor da Terra & Delícias de Itajubá Dezembro/2015

Um doce bem brasileiro para comemorar deliciosamente o ano inteiro!

Tapioca além de ser deliciosa é um ingrediente super versátil. Gosto muito da tapioca e ela já está incorporada na minha dieta. E como cliente assídua da Barraca do Tapioca & Cia, do casal muito gracinha Luzia e Divaldo, conheci o cuscuz de tapioca. É uma sobremesa apaixonante, suave e deliciosa, além de ser muito linda. Uma ótima sugestão de sobremesa para as comemorações de final de ano. 


No mês passado fiz uma matéria no blog falando sobre as deliciosas tapiocas do Tapioca & Cia. A matéria ficou muito legal e quem quiser conferir basta clicar no link Tapioca & Cia.
Ao comentar com a Luzia como havia adorado a cuscuz e ela generosamente disse que compartilharia conosco a receita de sua deliciosa sobremesa. Fiquei super feliz!


E o ingrediente principal da receita é a tapioca para bolo. Uma forma especial da goma de tapioca que parece uma neve artificial. Já que não temos neve no final do ano podemos ter sua versão na sobremesa! ;)


E a receita é muito simples de ser feita e o resultado surpreende.

Cuscuz de Tapioca


Ingredientes:   

  • 120 gr de tapioca para bolo,
  • 600 ml de leite de vaca,
  • Metade de uma caixa de leite condensado,
  • 50 gr de coco fresco
  • 1 colher( café) de margarina
  • gotas de baunilha a gosto (Luzia sugere usar 5 ml)


Preparo:


Leve ao fogo o leite e aqueça até ferver, acrescente a margarina, o coco, a baunilha, o leite condensado. Por último acrescente a tapioca para bolo ao poucos e mexa sem parar até chegar a uma consistência de mingau grosso. Prepare uma forma pequena (com furo no meio), unte com margarina e despeje a mistura. Deixe esfriar, cubra com um plástico filme e leve a geladeira para endurecer. A Luzia orienta deixar de um dia para o outro para facilitar desinformar. 


Depois de desinformado decorre com leite condensado e coco fresco ralado. E minha sugestão é colocar uma cereja com folhinhas de hortelã para deixar com cara das festas de final de ano.


Imaginem uma sobremesa gelada que mistura a textura do pudim de leite com o sabor de arroz doce, o cuscuz de tapioca consegue ser melhor.


Uma sobremesa com gostinho de quero mais e mais brasileira impossível.



Desejo a todos os leitores um final de ano abençoado e um novo ano cheio de energia para realizar todos os seus sonhos.
Beijos e até 2016!



 Onde experimentar


Praça Carneiro Júnior (terça, quarta, sexta e sábado)
Feira Orgânica BPS (somente na quinta)
Telefone e Whatsapp: (35) 99173-5508

A 33ª edição do Guia da Mantiqueira merecidamente homenageia a peça itajubense "Curso de Porte e Postura" em sua capa e no interior muitas matérias interessantes para fechar com chave de ouro o ano de 2015.
A coluna Sabor da Terra & Delícias de Itajubá está na página 44 e pode ser acessada clicando no link da Edição de Dezembro do Guia da Mantiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário