terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Sorvete artesanal caseiro

A melhor e mais saudável receita de sorvete!

A dica de hoje do blog vai com certeza agradar os paladares de todo mundo neste verão. A melhor e mais saudável receita de sorvete que vocês experimentaram!


Eu sempre tive o hábito de congelar banana madura para fazer um dos shakes mais gostosos e refrescantes que tomei. Basta bater no liquidificador a banana congelada, leite normal ou vegetal adoçar e finalizar com ovomaltine crocante. Uma delícia! Sugiro fortemente que experimentem pois fica muito top: delicioso, cremoso e gelado.
Então vi na internet várias versões do sorvete feito com uma base de banana congelada batida no processador. Fiz a experiência com esta base usando algumas vezes iogurte grego e também com diversas frutas, juntas ou separadas, como mamão, abacaxi, manga, pêra. Fiz também algumas versões com toque de canela. Cada sorvete é uma deliciosa surpresa de sabor. Vale a pena usar a criatividade e experimentar.
Então resolvi fazer uma versão com geléia de morango caseira e ficou D-I-V-I-N-A!
Todas as versões do sorvete começam pela base do sorvete que é a banana, um emulsificante natural. Escolha um cacho bem maduro. Eu comprei este cacho na feira agroecológica que tem todas as quintas feiras na praça do BPS. Banana deliciosa além de ser orgânica.


Corte em rodelas e leve para congelar no freezer ou congelador da geladeira.


Não fiz o passo a passo da geleia de morango mas é muito fácil. Por isso vou explicá-lo.
Peguei uma caixinha de morangos frescos e lavei. Sobre os morangos picados coloquei um saquinho de frutose (na embalagem que vende no supermercado vem dois saquinhos), deixei repousando e depois que soltou uma calda dissolvendo a frutose levei para apurar no fogo. Ficou uma geleia muito saborosa e bem vermelhinha.


Agora a receita do sorvete. Mais fácil impossível! Coloque as rodelas congeladas de banana no processador junto com o a geleia. 


Só ligar e depois de alguns instantes temos o sorvete muitooooo cremoso e saboroso. 


A textura é do tipo de sorvete italiano.


Aconselho servir na mesma hora esta delícia cremosa. Pode-se pingar um pouquinho de geleia.


Amiguinhos este sorvete são colheradas de alegria! 













O sorvete foi aprovado com louvor pelos meus queridos críticos mirins.


Qualquer dia destes vou experimentar fazer esta delícia com a maravilhosa com goiabada e também com a mangada que falo nestas postagens: goiabada gourmet e mangada gourmet. Acredito que ficará também muito bom. 
Penso também em fazer a versão de banana com mel e canela da seguinte forma, juntando à base do sorvete um doce de banana, mel e canela apurado no fogo e colocarei algumas castanhas para dar um crocante.
Quem fizer ou tiver uma sugestão criativa gostosa pode compartilhar nos comentários.
Beijos a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário