quinta-feira, 31 de março de 2016

Coxinha fit

Uma receita saborosa e saudável do tão querido salgadinho brasileiro!


Acho que coxinha é um exemplo de salgadinho unânime em preferência nacional. É uma criação brasileira que encanta a todos. O único inconveniente são as suas calorias! Então fui apresentada à versão fit quando estava fazendo a Semana Detox Gourmio em fevereiro deste ano. A coxinha fit veio como um dos lanches. Eu instantaneamente apaixonei pela versão fit, pelo sabor e também saciedade que proporciona então corri atrás de receitas na net e vou divulgar a minha versão que deu super certo e é muito fácil de fazer.


Primeiro passo é fazer um recheio bem gostoso de frango se quiser fazer a coxinha deste sabor ou carne moída se quiser fazer um risole fit.
Depois selecione umas batatas doces e embrulhe em papel alumínio e leve para assar. Pode cozinhar a batata na panela mas acho que fazendo assada mantém mais o sabor e nutrientes.


É difícil estimar o tempo exato de forno, mas a batata estará boa quando verificarmos com o garfo e ela estiver macia.


Com a batata ainda quente, cortei ao longo do comprimento e raspei o conteúdo colocando num pratinho para amassar com o garfo.


Ainda quente, coloquei a batata amassada num saquinho e fiquei "sovando". Muito CUIDADO nesta hora pois a massa está quente! Quanto mais amassamos e com o vapor que se acumula no saquinho a massa fica bem maleável permitindo rechear (com o recheio de sua preferência) e moldar no formato de bolinha, coxinha ou risoles.


Vi na internet orientações de colocar ovos ou claras e deixar na geladeira mas do jeito que expliquei não precisa nada disso basta montar o salgadinho fit assim que amassar a massa.


O recheio que coloquei foi cream cheese light, frango desfiado e temperadinho. Primeiro fiz uma bolinha, depois abri em um formato de conchinha e coloquei o recheio, por último, fechei as bordas modelando numa coxinha. Não precisa untar a mão!


Para finalizar passeio no farelo de aveia. Novamente neste ponto tem alguns locais na internet que orientam passar no ovo mas não curto cheiro de ovo então fiz sem nada mesmo. Talvez experimente fazer com leite e colorau para deixar a coxinha mais coradinha depois de assada.


Depois é só levar para assar e voilá, está pronto para comer. Vou avisar que não fica coradinho como a coxinha frita mas fica muito gostosa e é muitooooo mais saudável.


Espero que vocês tenham gostado da dica. Como viram é super fácil e surpreende no sabor!
Bon appétit mes amis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário